Hepatologia Paraná

Dr. Ricardo Schmitt de Bem

Telefone (41) 3285-5050

Home A Hepatologia Segunda Opinião O Profissional Convênios Notícias Contatos Links

O que é segunda opinião?

A segunda opinião é uma valiosa possibilidade de discutir com um médico especialista os assuntos relacionados a seu problema de saúde e obter as informações sobre as opções mais adequadas e atualizadas de tratamento e seguimento.

O Código de Ética Médica vigente garante ao paciente o direito à segunda opinião. A segunda opinião pode ser solicitada pelo próprio paciente ou pelo seu médico assistente.

De fato, a segunda opinião é extremamente comum na prática médica e é frequentemente solicitada por clínicos gerais na tentativa de proporcionar a melhor assistência e tratamento possíveis para os seus pacientes, reduzindo riscos e custos desnecessários.

O objetivo da segunda opinião é complementar, e não substituir, as informações dadas pelo seu médico assistente. Ele poderá, inclusive, participar ativamente na discussão do caso. Desta forma, você continuará sendo assistido pelo seu médico de confiança e receberá o melhor tratamento disponível.

Durante a consulta, o médico especialista poderá esclarecer todas as suas dúvidas em relação à doença, prover informações atualizadas em relação aos tratamentos disponíveis e auxiliar na seleção da melhor opção terapêutica, individualizando caso a caso.

A segunda opinião na hepatologia

Obter uma segunda opinião dentro da área de hepatologia melhora as suas chances de conhecer a sua doença e obter os melhores tratamentos disponíveis no mundo. Cada vez mais, as doenças do fígado estão assumindo uma importância extraordinária como problema de saúde pública.

As pesquisas médicas avançam rapidamente, e nenhum médico é capaz de conhecer todas as recentes descobertas em relação a todas as doenças. Além disso, duas cabeças pensam melhor do que uma!

A segunda opinião torna-se mais valiosa quando o médico assistente habitualmente trata um número limitado de pacientes portadores da sua doença ou quando você apresenta alguma doença muito grave ou rara.

Os questionamento e dúvidas dentro da área de hepatologia incluem todas as hepatites virais (A, B, C, D, E, coinfecção com HIV, etc.), as hepatites medicamentosas, alcoólicas, tóxicas e autoimunes, a cirrose hepática, a insuficiência hepática aguda e crônica, as doenças gordurosas do fígado, as doenças metabólicas que acometem o fígado, as doenças vasculares do fígado, os tumores do fígado (benignos e malignos), as doenças de vias biliares e algumas doenças congênitas ou hereditárias mais raras, como a Doença de Wilson e a deficiência de alfa-1-antitripsina.

Como obter o melhor proveito de uma segunda opinião?

Antes da consulta, procure organizar e ordenar todos os dados referentes à sua doença: histórico médico, exames realizados e resultados, tentativas de tratamentos prévios, lista de todos os medicamentos utilizados, etc. Traga todas estas informações consigo.

Organize uma lista de perguntas e dúvidas que precisam ser esclarecidas. Quanto mais específico forem seus questionamentos, mais proveitosa será a consulta.

Caso se sinta mais confortável, planeje trazer um acompanhante que possa ajudá-lo ou mesmo fornecer informações úteis sobre o seu problema.
O acompanhante pode tomar notas durante a sua consulta de dados que o ajudem mais tarde. Dê a este acompanhante uma cópia de suas perguntas para que ele o ajude a saber se elas estão sendo respondidas adequadamente.

Chegado o momento para a realização da consulta recorde-se de trazer seus documentos pessoais e revise a lista de perguntas para seu médico.

Vista-se com roupas confortáveis e de fácil manuseio para facilitar o exame físico durante a consulta.

Seja pontual!!! Nunca chegue atrasado. O seu tempo, do profissional que irá avaliá-lo e de outros clientes é precioso. Pontualidade é parte fundamental dos nossos valores. Planeje chegar com folga para estacionar, preencher documentos e esclarecer dúvidas com nossos funcionários antes do horário marcado da consulta. Lembre-se que chegar muito adiantado também poderá causar excesso de espera e não adiantará sua consulta. Assim, programe-se para chegar na hora sugerida pela nossa equipe. Um tempo médio de 20 minutos pré-consulta é considerado extremamente satisfatório.

O que será realizado durante a sua consulta?

Durante a consulta de segunda opinião, o especialista fará uma avaliação completa do seu caso, analisando-o criteriosamente. Ele revisará seu diagnóstico e o plano de tratamento proposto até o momento.

O especialista irá fazer sugestões específicas e individualizadas sobre o seu tratamento, baseado na melhor e mais atualizada prática médica.
Ele responderá às questões específicas sobre a sua doença e poderá apresentar-lhe as informações de literatura médica mais atualizadas e relevantes em relação ao seu caso.

Ao final, ele poderá redigir um relatório sobre as suas avaliações para que você entregue ao seu médico assistente. O especialista também estará disponível para discutir o seu caso com o seu médico assistente.



Facebook     
Página Inicial

Contatos

Área Restrita

Hepatologia Paraná | Dr. Ricardo Schmitt de Bem

Hepatologista | Gastroenterologista | Endoscopia Digestiva

CRM: 19125 | RQE: 13930 14038 15065 22849