1/3/2021
Autor: Dra. Anke Boeving de Bem
Frutose Faz Mal, Mas Comer Frutas Não Faz Mal
Estudos indicam que a frutose pode ser maléfica à saúde quando consumida em excesso.
A frutose é um “açúcar” presente naturalmente nas plantas. A cana-de-açúcar, por exemplo, contém sacarose (glicose + frutose), e as frutas contêm frutose. Nada disso faz mal, desde que seja consumido por nós, com moderação, de preferência na forma integral e não fracionada.
O consumo abusivo de alimentos que contenham em sua composição o xarope de milho com alta concentração de frutose está diretamente associado ao aumento da incidência da síndrome metabólica e de suas principais consequências: a doença cardiovascular, o diabete e a obesidade.
Sucos, achocolatados, refrigerantes, fórmulas lácteas para bebês, água tônica, pães, bolos, brigadeiros, sorvetes, salgadinhos das mais diferentes espécies, carnes processadas, molhos industrializados dos mais diversos, ketchup, mini pizzas congeladas, castanhas caramelizadas, iogurtinhos, compotas, geléias, bebidas isotônicas, energéticos, alguns itens de padaria, gelatinas, vinagre balsâmico e uma série de condimentos, mel, agave e muito mais, contêm frutose.
Quase todos esses alimentos que são processados industrialmente não contêm praticamente nenhuma fibra.
No caso das frutas, a natureza, sábia como sempre, incluiu fibras junto com a frutose. Nas maioria das frutas, para cada grama de frutose há muitos gramas de fibras.
Pense num pé de cana que você chupa, repleto de fibra. Agora pense no açúcar refinado, sem fibra nenhuma.
Frutas e verduras em seu estado natural também contêm micronutrientes e vitaminas que fazem bem ao organismo como um todo.
As fibras presentes nas plantas que contêm frutose, além de retardar a absorção intestinal destes açúcares, também aumentam a velocidade do trânsito do bolo alimentar, o que por sua vez estimula a produção de um fator químico que promove a sensação de saciedade.
Sucos, porém, permitem que a frutose seja metabolizada mais rapidamente.
A dica é dar preferência às frutas frescas e não a seus sucos. Comer com moderação e evitar alimentos ultraprocessados com grandes quantidades de xarope de milho e alto teor de frutose.
Frutose faz mal?
Hepatologia Paraná | Dr. Ricardo Schmitt de Bem
Hepatologista | Gastroenterologista | Endoscopia Digestiva
CRM: 19125 | RQE: 13930 14038 15065 22849
(41) 3285-5050
(41) 3121-3121
(41) 3339-6672
hepatologiaparana@gmail.com